sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Será o fim?, ou diálogo sobre como o Brasil virou a Escócia

Reproduzo, a seguir, conversa que travei, ontem, pelo G-Talk, com um amigo meu de longa data. Incrível como, em meia hora, de forma cristalina e civilizada, tocamos em diversos assuntos caríssimos ao futebol brasileiro atual de forma muito mais aguda e intensa do que a maioria dos programas "especializados" em esporte. Procurei reproduzir a conversa da maneira informal como ela ocorreu.

Rafael: e aí mano?

eu: opa blz?

Rafael: blz. tá revoltado com o dentinho... rsrsrs o edno vem aí...

eu: rsrsrs vai cagar, cisca, cisca, e nada faz

Rafael: eu não vi o jogo ontem, mano.
aqui em casa, que ironia do destino, no centro de são paulo, e a antena pega a globo do Rio!

eu: caraleo! que esquisito...

Rafael: só passa jogo do botafogo e do flamengo... foda né...

eu: ai caraleo! arruma essa porra aí!

Rafael: tem que contratar tv a cabo...
e aí? o que manda de novo?

eu: mas só assim funciona?

Rafael: só assim, a antena é só a globo do Rio...

eu: que lixo! incompreenssível!

Rafael: e é a atena comum do prédio... o globo esporte dos caras é uma tristesa só
rsrsrsrsrs; só rindo muito

eu: por que? o que rola?

Rafael: torcida pegando no pé dos caras, rebaixamento, crise... são as palavaras de ordem do noticiário

eu: caraleo, e o mengo, uma pasmaceira da porra

Rafael: pois é...

eu: já era mano, sp campeão; mesmo os times bons são normais perto do sp

Rafael: não fala isso, não mano; tem q torcer pra merda do inter ou a porra do verdinho fazer alguma coisa...

eu: já era velho... sempre fui defensor dos pontos corridos, mas, agora, tô repensando até isso... veja bem: o inter tropeçou no cruzeiro, e o parmera, no vitória, o corinthians empatou com o coritiba. todos esses resultados são comuns (talvez menos o do inter); não há nada demais em perder para o vitória lá, nem em empatar com o coritiba no paraná. a questão é q o sp NÃO perde esses jogos;
eles elevam o campeonato a um nível inimaginável de eficiência.
detalhe: o único time que ganhou do vitória lá foi o... sp

Rafael: olha... é triste, mas eu acho que uma coisa pesa muito a favor dos caras,
e essa coisa se chama conjunto; é complicado jogar contra um time que tem a mesma base de formação há muito tempo, aí não tem como o nível de eficiência não subir absurdamente. pega a base dos caras e tenta ver há quanto tempo a estrutura "meio de campo-ataque" joga junto.
e eles estão em um período muito bom de arrecadações; um exemplo claro disso é ver há quanto tempo, de forma consecutiva, eles disputam a libertadores, e, inclusive, levando alguns títulos. isso inevitavelmente acaba diminuindo a necessidade dos caras de vender jogador desesperadamente. Eles têm que vender, mas menos, podem se dar ao desfrute de aguardar mais meio ano, um, quem sabe, pra tentar uma negociação melhor

eu: bem, quanto a vender, discordo um pouco; acho que eles vendem bem porque lá há menos corruptos; e devemos destacar também que eles não contratam craques; os jogadores deles são bons para decidir, mas não são craques. dessa forma, não gastam muito, mas, quando um não está bem, além do grupo segurar (como você disse), aparece outro para fazer gol.

Rafael: não tem craque mesmo não... mas dá uma olhadinha em uma coisa: avalia há quanto tempo você vê alguns caras jogando e se destacando; hora sim hora não, isso é certo, mas mesmo assim se destacando no time dos caras, e não sendo vendidos

eu: exato; terrível isso cara. se eles forem tetra, será vergonhoso para todos os outros clubes brasileiros, além de matar com o dinamismo típico do nosso futebol; isso aqui tá virando a escócia! o último a ser campeão foi o corinthians, e porque eles estavam no mundial

Rafael: é foda isso. você acaba ficando cansado, e nem ligando mais.
meu time por exemplo, o santos, qualquer merda que começa a jogar um pouco de bola na porra do santos, os caras já querem vender

eu: exato; o wagner dinheiro já falou que o neymar sai no ano que vem...

Rafael: no coringa, você viu o que aconteceu porque o time ganhou só uma Copa do Brasil!!! se ganha o mundial, vendem até o presidente!!!!! rs

eu: exato!

Rafael: tô falando...

eu: e o pior é que tem gente que engole o discurso dos dirigentes direitinho, e não protesta, aí as coisas não mudam nunca...

Rafael: aí quando o cara começa a comer a bola lá fora, não adianta mais...

eu: o corinthians jogou o brasileirão no lixo... o time era lindo, jogava certinho... poderia ser uma dos maiores escretes que esse país já viu...

Rafael: pois é... com aquele time que ganhou a copa do brasil, queria ver se alguém segurava. isso é foda!

eu: tem nego que engole discurso pronto, discurso de dirigente pilantra. você quer conversar, já chega e fala: "ah, mas tá se preparando para o ano que vem, ah, mas o cristhian nao era nada antes de vir para o corinthians, ah, mas precisava de dinheiro..."

Rafael: pega aquele volante maldito do são paulo, que joga bola pra cacete, até foi pra seleção, aquele cara tá jogando lá há um tempão!

eu: hernanes?

Rafael: isso... que merda de cara do caralho que não é vendido!
ele já é destaque do time há muuuuiiito tempo...

eu: eu não discuto que um time precise de dinheiro... o coringa, por exemplo, precisava e precisa ainda. discuto que vendeu burramente, sem ter peça de reposição em vista, vendeu barato, portanto sem poder comprar gente do mesmo nível, e contesto ainda a venda do cristhian; dava para ter segurado pelo menos ele... trouxeram aí o marcelo mattos, que não é nem metade do que é o cristhian!

Rafael: pera aí velho, que tão tocando a campainha...

eu: blz, mano... vou sair agora para cortar o belo... falou...
Rafael: falou...

eu: outro dia a gente continua a falar sobre o fim do campeonato brasileiro rs

Rafael: pode crer! rs... quando os bambis estiverem comemorando o vigésimo título seguido, mas, ainda assim, com a globo fazendo chamadas do tipo: "um campeonato imprevisível, cheio de emoções!"

eu: só... terrível, e triste...

Um comentário:

  1. Embora torça pelo titulo do São Paulo, se realmente acontecer haverá a hegemonia tricolor no Brasileirão. De fato, o futebol perderá a graça.

    ResponderExcluir