quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Seco no canto

Uma coisa tenho de confessar: torci ontem para o Flu. Time com brio, raçudo, um pouco titubeante, mas incansável. Se não fosse a expulsão do Fred...

***

Dias atrás, neste espaço, defendi o professor Belluzzo, por ocasião do episódio no qual ele, claramente irritado, espinafra o árbitro de Fluminense x Palmeiras.
É claro que não considero correta atitude do dirigente, porém, contra a corrente dos jornalistas defensores da "ética e dos bons costumes", também não condeno o homem. Veja bem a palavra utilizada: o homem. Um homem que tem nervos, sangue, que se apixona e se irrita.
Pois bem, quis o destino que, um dia após ter publicado meu comentário, saísse na Internet um vídeo do mesmo dirigente, novamente cedendo a seus impulsos, mas desta vez numa festa da Mancha Verde, e gritando impropérios injustificáveis: "Vamo matar os bambi!". Há um limite muito tênue entre a vazão dada às paixões humanas, mesmo que mal pensadas, e um episódio como o visto, que, no mínimo, incitava à violência.
Não sou bobo, como muitos comentaristas por aí se fazem, de achar que o presidente de um clube jamais deva dar voz a suas torcidas organizadas. Em sua maioria, em todos os clubes, as ditas organizadas não passam de gangues, porém, gangues com influência dentro do clube, e capazes de tornar a vida da equipe um inferno. É preciso conversar com elas, "compor", como diria o presidente Lula. Agora, vestir a farda e partir para a guerra, com fez Belluzzo, são outros quinhentos...

***

Desonestidade. Apenas essa palavra seria capaz de resumir o que a imprensa perpetrou contra o Corinthians essa semana, em virtude da derrota para o Flamengo. Comentários veiculados, por jornalistas ditos imparciais, davam conta de que o Corinthians teria "entregado" o jogo.
Ora, caro leitor, quando este que vos escreve parou de falar sobre o Corinthians, mesmo? Se bem me lembro, quando o time perdeu para o Goiás, em casa, por 4 x 1. Daí em diante, percebi que o time jogava no lixo o principal campeonato do Brasil. Foi só ladeira abaixo, e um monte de jogador encostado esperando as férias.
O Corinthians conseguiu perder de 3 x 2 para o Náutico! Alguém aí se iludia de que um time sem lateral esquerdo, sem lateral direito, sem primeiro volante, e sem meia conseguiria derrotar um dos postulantes ao título?
Novamente, a dita imparcialidade nunca é utilizada com o Timão...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A melhor rodada de todos os tempos

O campeonato poderia ter sido decidido no último domingo, porém, a vitória do Flamengo e a derrota do São Paulo muda o favorito a título brasileiro. O time carioca que enfrenta o Grêmio na última partida tem a chance do Penta - ou hexa para os fanáticos - campeonato. O tricolor paulista tem de vencer e rezar para o tropeço de seus adversários.

Domingo à tarde teve uma obra de arte produzida no Parque Antártica, um gol de gênio lapidado por Diego Souza, depois de uma dividida entre Vágner Love e o goleiro do Atlético MG, o meia no circulo central pegou a bola de primeira e colocou na gaveta, um dos gols mais bonitos do futebol.

Voltando aos resultados, o jogo entre Corinthians e Flamengo terminou com muitas reclamações dos alvinegros, que acusaram o juiz de inverter várias faltas e marcar um pênalti inexistente, tanto que o goleiro Felipe nem tentou agarrar a bola em protesto ao juiz. Final de partida 2x0 Flamengo.

Ao meu ver, esse campeonato deveria ser sempre assim, todos os jogos no mesmo dia e horário, a emoção de acompanhar 10 jogos ao mesmo tempo é incomparável. Diga não aos mata-matas, viva os pontos corridos!!