sábado, 17 de outubro de 2009

Rubinho é pole no Brasil

Debaixo de muita chuva, o brasileiro Rubens Barrichello cravou o melhor tempo no treino oficial para o Grande Prêmio do Brasil. Um treino atipico que teve duração de 2h40 por conta da chuva. Completam as três primeiras posições Mark Webber - RBR - e Adrian Sutil - Force India.

O favorito ao título, Jenson Button, amargou a 14ª posição e Sebatian Vettel, 15ª, que ainda tem chances de no campeonato.

Podemos dizer que essa é a grande chance de Barrichello chegar a última corrida com plenas condições de assegurar o título, é só ganhar amanhã e torcer para Button não entrar na zona de pontuação.

Enquanto isso, em Interlagos, ecoa os gritos "Rubinho...Rubinho..."

A corrida é amanhã as 14h.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ridículo

Não pensava escrever sobre o vexame que o Brasil deu hoje, contra Gana. Não pensava, pois seleção raramente é um assunto neste blog, muito menos a sub-20.
No entanto, perdi boa parte da minha tarde de sexta-feira assistindo ao dito jogo, e o fiz, apenas, porque esperava uma grande partida. E o que vi, em troca? Uma seleção ruim, a de Gana, que se defendeu o tempo inteiro, inclusive quando o jogo estava onze contra onze, e, pelo nível dos jogadores, não merecia ganhar nem torneio de bocha, e uma seleção de pés moles, formada por jogadores que não souberam converter o domínio de jogo em decisão.
A partida em si foi lenta. Como já disse, Gana estava com um medo danado de atacar, e o Brasil, tocando bolinha sem agudeza, sem penetração. No primeiro tempo, de interessante, só mesmo a expulsão do ganense; que alguns vão taxar de injusta. No segundo, o técnico brasileiro fez modificações, tentou mudar o espírito do time, mas de bom mesmo, apenas duas estocadas brasileiras, horripilantemente desperdiçadas por Alan Kardec. Para mandar o Corinthians para a Segundona o cramulhão srviu... E Gana, bem, o que dizer? Continuava batendo, até na mãe, e para todo o sempre recuada.
Na prorrogação, mesmo com a entrada de dois homens de fôlego renovado, Gana continuou defendendo, apesar de ter incomodado mais, só um pouquinho mais. Kardec perdeu mais um gol, para não perder o costume. No mais, o Brasil continuava no jogo de totó, sem verticalidade, sem um fulano que chamasse a responsabilidade. A impressão era a de que tinham medo de chutar a gol.
Nos penais, veio a confirmação da incompetência. Mesmo com o goleiro Rafael pegando duas cobranças, o Brasil teve a capacidade de não conseguir decidir: perdeu três pênaltis seguidos. Gana campeã. Espero que essa seleção não seja a base para 2014.

PS: segundo o blog do Paulinho (http://blogdopaulinho.wordpress.com/), Niltinho, ex-Palmeiras, cobrava de empresários 30 mil por atleta. Tá explicado o porquê da incompetência.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dúvidas, dúvidas...

E mais dúvidas! Esta é a sensação que ficou depois da pífia partida do Brasil contra a Venezuela, ontem. Não é segredo para ninguém que este blogueiro já elogiou Dunga, sobretudo por ter recuperado um certo respeito dos jogadores em relação à seleção brasileira. No entanto, ainda que ele tenha tal ponto a favor, o zangado técnico não consegue, digamos, nem ao menos disfarçar seu calcanhar de Aquiles: o Brasil sofre contra times marcadores!
Um time marcador possui uma única filosofia, impedir os gols do adversário; cabe ao time mais técnico possuir jogadas e organização boas o suficiente para superar a muralha defensiva. E isso, infelizmente, falta ao Brasil. Até o Galvão já percebeu que nossa seleção não tem uma filosofia ofensiva, mas, por ser bocó, cala-se diante dos "resultados". Para marcar gol de contra-ataque, basta aproveitar o espaço deixado pelo adversário; o gol de uma vera filosofia ofensiva cria esse espaço.
Sinceramente, leitor, você acha que, numa Copa do Mundo, alguém vai dar espaço ao Brasil?

***

O Maradona mostrou-se um mau técnico. Com a defesa que tem, não pode expor tanto o time. Porém, por seus craques, a Argentina não merecia ficar fora da Copa.
Se nossos amigos platinos não arrumarem a defesa, podem preparar as câmeras, pois vão à África apenas para fazer turismo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Jogo treino

Hoje, o Brasil entra em campo apenas para cumprir tabela e assegurar o primeiro lugar nas eliminatórias contra a Venezuela. Uma seleção que, no início, despertou a desconfiança de muitos brasileiros, as piadas com referência à "seleçãozinho do anão cabeçudo" era rogada pelos técnicos de esquina.

A renovação que o ex-jogador Dunga trouxe, deu uma nova cara a seleção. Um equilíbrio entre ataque e defesa, apostando na variação de jogadas com os laterais. O novo Brasil encantou muitos, e acendeu a possibilidade de mais um título mundial. Antes o técnico que era ridicularizado, hoje é exaltado.

Aquele desabafo em 1997, do técnico Mario Jorge Lobo Zagallo cabe ao Dunga " Vocês vão ter que me engolir!"


O drama

Não irei me alongar falando dos "Hermanos", a situação dos caras é dramática. Se perder do Uruguai e o Equador ganhar, estão fora da copa. Gostaria que o Brasil eliminasse a Argentina, na Africa do Sul, mas não acredito em vitória argentina sobre o Uruguai, e pior, o Equador não é tão ruim. Logo, bye...bye milongueiros.

Breves notas

Lamentáveis as partidas protagonizadas, no fim de semana, pelos três maiores candidatos ao título: Palmeiras, São Paulo e Inter. A impressão é a de que ninguém quer ficar com o título.
Os jogadores do Inter não assumem a responsabilidade, os do Palmeiras a cada jogo sentem mais a pressão, e os do São Paulo apresentam sinais de cansaço.
Não creio, mas o Mengão tá chegando...

***

Incrível como todo tipo de disputa de ideias, no Brasil, vira Fla-Flu intelectual. É como se uma pessoa não pudesse ter uma visão diferente sem "participar" de "interesses obtusos", ou sem ser um completo idiota. Refiro-me a dois posts meus, recentes.

– Sobre Rio-2016: não tenho nada contra o Rio de Janeiro, e, sim, considero-me nacionalista. Estes dois fatores, porém, não me tornam cego ao fato de que, no Brasil, um tal evento pode virar uma farra da pipoca.

– Sobre a volta do mata-mata: odeio, como qualquer pessoa sensata, a ingerência da Globo nos assuntos sobre futebol. Porém, admito que estou em dúvidas: até que ponto o mata-mata não abarca de forma mais positiva o caso brasileiro? Nos pontos corridos, os times de pouca expressão serão, sempre, pequenos.

***

Escrota e ridícula. É assim que merece ser qualificada a atitude de Andrés Sanchez, infelizmente presidente do Corinthians, que destratou, e praticamente intimidou, um torcedor que o interpelou, no estádio do Pacaembu, a respeito do estado dos banheiros do local. O "presidente" respondeu pedindo para que o torcedor não mais voltasse ao estádio. Quando o pobre coitado resolveu discutir, foi cercado por brutamontes que o intimidaram durante toda a partida. O leitor pode acompanhar o caso no Blog do Juca.
O desrespeito e despreparo do senhor Sanchez não são de hoje. Ele já ficou conhecido no Pânico por andar, em festas oficiais, quase sempre bêbado. Alarmante mesmo, no entanto, é o fato de boa parte da torcida corinthiana ter se vendido ao nefasto dirigente. Na torcida, por exemplo, já não é possível xingar jogadores e dirigentes. Somos obrigados a "apoiar". Tópicos contrários, no Orkut, são apagados. Jornalistas chapa-branca, comprados.
Enquanto isso, ninguém apura porque trouxeram o no máximo razoável Souza por preço de ouro, e o mala Marcelo Matos, ambos atletas de Carlos Leite. Ninguém apura o arroubou de paixão de Sanchez pelos vampiros Nesi Curi e Whad Elou; além de várias outras irregularidades e superfaturamentos.
Vou morrer sem ver meu clube limpo e decente.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Assim como...

Jenson Button está para Rubens Barrichello, Palmeiras está para São Paulo

No embate entre Náutico x Palmeiras, vitória do time Pernambucano por 3 x 0. Nas últimas duas rodadas, o verdão vem sendo a sombra do tricolor. Na penúltima rodada quando o São Paulo empatou, o Palmeiras empatou também. Nesta última quando o São Paulo perdeu, o Palmeiras seguiu os mesmos passos. Estaria o time do Parque Antartica adotando a mesma estratégia do inglês Jenson Button contra Rubinho Barrichello na disputa do título da F-1?

O campeonato de F-1 termina primeiro, vamos ver se a estratégia funciona.

domingo, 11 de outubro de 2009

Escândalo no futebol

Gostaria de chamar a atenção do leitor para uma notícia veículada na Folha Online hoje (11/10) sobre um esquema de corrupção, que será divulgado pela Uefa. A reportagem menciona que mais de 40 jogos foram manipulados nos últimos quatro anos, envolvendo eliminatórias da Copa dos Campeões e campeonatos nacionais.

Sendo confirmada a notícia será o episódio mais lamentável "de todos os tempos" no mundo do futebol. Como torcedor e apaixonado pelo esporte, desejo de coração que não haja tal ação. Atos como esse acabam com a magia do futebol e desanima torcedores.

No Brasil teve um caso em 2005, que o árbitro Edilson de Carvalho manipulou 10 jogos do brasileiro, até onde foi revelado, foi um caso isolado. No entanto, como torcedor e crítico achei a atitude, do meliante Edilson, um desrespeito com torcedores e o próprio esporte.

O No Ângulo continuará acompanhando o caso e brevemente comentaremos mais a respeito.

Enquanto um ri, o outro chora

Essa foi a reação dos torcedores nos confrontos de Corinthians x Grêmio e Flamengo x São Paulo, os times da casa fizeram prevalecer o mando de campo, ambas partidas terminadas em 2x1.

Com o resultado negativo, o tricolor paulista fica mais longe do título, e o Palmeiras tem a oportunidade de avançar, ainda mais, rumo ao penta.

Pois é, este ano o Jason será enterrado.

Já o Corinthians tenta arrumar a casa. Alguns dizem que o Corinthians da Copa do Brasil "voltou", acredito que seja cedo para afirmar, até porque ganhou do Grêmio que nunca ganha fora de casa.