terça-feira, 21 de julho de 2009

A estranha relação entre futebol e política




O conteúdo foi inspirado em debate ocorrido em uma comunidade do S.P.F.C no Orkut.


Costumeiramente, seja nas eleições municipais, estaduais ou federais, nos deparamos com esportistas se candidatando a cargos públicos. Fora outras personalidades como ex-apresentadores, pastores, atrizes pornôs, etc... Mas, aqui, vamos nos concentrar nos representantes do futebol.


No entanto, não é de hoje que existe essa sintonia. Em 1970, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato de futebol, os jogadores receberam pela conquista um automóvel fusca e 20 mil dólares do então governador de São Paulo, Paulo Maluf. Gratificação paga, claramente, com dinheiro público. E, nessa época, o Brasil era ditado pelo regime militar, fora à turbulência econômica do país.


Mais recentemente, o caso mais chamativo, acredito eu, é o ex-jogador do Corinthians/Coritiba, Dinei. Em 2008, ele concorreu a vereador com o mote “Corintiano vota em corintiano”, sem apresentar propostas de mandato, acompanhado de uma faixa na cabeça com a frase “Eu nunca vou te abandonar”, apoiando sua candidatura ao clube de futebol. Esta campanha de Dinei – Pasmem! – lhe rendeu mais de 22 mil votos, porém não foi eleito. Wladimir e Ademir da Guia, outros ex-jogadores, também concorreram e não tiveram êxito. O dirigente São-paulino, Marco Aurélio Cunha, foi o único que obteve sucesso entre os boleiros com pouco mais de 38 mil votos.


Ainda podemos citar os rumores sobre a construção do Morumbi – não comprovado e sem nexo, na minha opinião – com dinheiro público e, ainda, o suposto apoio corintiano a Dilma Rousseff, na campanha presidencial de 2010, em troca o presidente Lula auxiliaria o clube na construção de um estádio. Fora muitos outros casos.


Enfim, o importante nesta discussão não é falar se Palmeiras, Santos ou São Paulo é beneficiado, mas sim a natureza do futebol. E, principalmente, saber até que ponto essas relações na influem no resultado final da partida e/ou gestão na do seu município, estado ou país.



Fonte SPFCpedida

Vermelho.org

Uol

Péle.net

Congresso em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário