domingo, 14 de março de 2010

Um domingo de decisões

Pois é, leitor. Próximos que estamos do fim da fase classificatória do Paulista, entre muitos times grandes vemos um fenômeno inverso: o início do desespero, provocado pelo medo de ficar de fora das semifinais.
No Palmeiras, time ainda em formação de elenco, para muitos jornalistas já é preparado o discurso de desculpas, tendo em vista que será difícil o time embalar nas últimas rodadas. Daí a importância do clássico de hoje. Se o Palestra vencer, e bem, o "circo" santista pode adquirir a confiança necessária para o resto do campeonato. O Santos é franco favorito.
No Corinthians, junto com o São Paulo o time que mais investiu no elenco, já passou da hora de os jogadores mostrarem a que veio. É óbvio que o objetivo principal, no primeiro semestre, é a Libertadores, porém fatalmente a torcida ficará desconfiada se o time não conseguir vencer bem num campeonato em que, historicamente, sempre deu as cartas. Sem dúvida, a desconfiança ganhará a imprensa, e contaminará a Libertadores. Em virtude disso, uma vitória hoje contra o Santo André, uma das surpresas do campeonato, seria muito bem vinda.
Por último, temos o São Paulo, time que há tempos vem disputando a Libertadores sem negligenciar o Paulista. No entanto, neste ano vem sendo observado um problema: a estabilidade tática, sempre elogiada na equipe, parece ter se transformado em lentidão e previsibilidade. Ricardo Gomes, apesar de aplicado, não tem conseguido resolver o problema. A favor do São Paulo, há o fato de o time, tanto na Libertadores, como no Paulista, ter jogos fáceis pela frente. Bater em bobo é bom para aumentar a confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário